Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de março de 2017

RESENHA - Quem é você, Alasca? (John Green)

             
   Uma garota-enigma, indecifrável. Quem é você, Alasca?
                 O livro conta a jornada do jovem Miles Halter em busca da auto-aceitação e do seu Grande Talvez, mudando-se para uma nova escola, Culver Creek. Aos poucos o garoto descobre que a amizade é uma joia a ser lapidada, e seu colega de quarto, Chip Martin, o Coronel, é uma dessas amizades que surgem do nada. O Coronel é o responsável por introduzir Miles ao seu novo círculo social, dos nerds e CDFs de Culver Creek. 
                 É através de Chip que Miles, o Gordo, conhece Alasca Young, a garota que promove uma mudança em sua vida. Alasca é um enigma em forma de mulher, ora centrada e focada nos estudos, ora subversiva e contraditória. Miles acaba se dividindo entre os estudos e os momentos ao lado de Alasca, participando dos altos e baixos da garota e ajudando-a a superar os problemas. 
                  John Green divide os capítulos de tal forma que o leitor começa a leitura apreensivo pelo que está marcado por vir. "Cento e um dias antes...", "cinquenta dias antes...", "um dia antes...", e a tensão começa a ser criada desde o primeiro momento. Lentamente a história entre Miles e Alasca começa a se intensificar, e as pequenas subversões cotidianas de Alasca tomam conta da mente do Gordo. Ele conhece o fumo, o vinho e a Vodka, os pequenos trotes sofridos no início do semestre, os olhares tortos de Alasca e seu labirinto indecifrável. 
                   Alasca não é uma garota somente. É um enigma a ser entendido, uma peça-rara que entranha na mente de seus amigos e que repentinamente evapora como se fosse uma brisa passageira. Mas não, Alasca é um furacão, uma tempestade que incomoda e não se deixa ser esquecida. E Miles sabe muito bem disso. 
                   Ler "Quem é você, Alasca" faz refletir sobre o sentido da vida, os porquês da existência e da morte, dos sofrimentos cotidianos e traumas inesquecíveis. É um livro que brinca com os sentimentos do leitor, e emociona no final das contas. Certamente, Alasca é inesquecível!




DADOS DA OBRA(SKOOB)

ISBN-13: 9788578273422
ISBN-10: 8578273427
Ano: 2010 / Páginas: 240
Idioma: português
Editora: WMF Martins Fontes
Autor: John Green(Foto)