Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de maio de 2016

RESENHA - Depois da escuridão(Sidney Sheldon & Tilly Bagshawe)

Até onde uma mulher seria capaz de ir para provar sua inocência e a de seu marido? Seria capaz de modificar sua própria alma para alcançar a redenção? Grace Brookstein foi.


Um dos maiores golpes financeiros acontece no mercado de ações estadunidense, na agitada Nova York de 2009, ainda sofrendo duramente com a crise de 2008. O mais prestigiado fundo monetário da América, o Quorum, encontra-se em crise depois de descoberto um rombo bilionário em suas contas, e a culpa acaba recaindo sobre Lenny Brookstein, o mandatário do fundo de hedge mais famoso e respeitado de Wall Street.


Praticamente todos aqueles que tinham alguma ligação com o Quorum viram as caras a Lenny quando ele mais precisava, quando era sua cabeça que estava em jogo. Até mesmo seu próprio amigo John Merrivale, em quem Lenny mais confiava dentro da empresa. Não obstante, diante da crise financeira que assolava todos os Estados Unidos desde o ano de 2008, Lenny passou de adorado a odiado da noite para o dia, por pelo menos todos os investidores que acreditaram no sucesso do Quorum e que agora viam seu dinheiro simplesmente desaparecer daquela instituição financeira.



Por mais que Grace apoiasse o marido, não entendia nada a respeito do mercado financeiro para poder ajudá-lo. Lentamente, ela começou a definhar junto com ele, percebendo que o buraco em que estavam afundando ficava mais e mais fundo a cada dia que se passava. Lenny precisava de um descanso, de desafogar suas mágoas e desanuviar os pensamentos para imaginar, com sua mente criativa, uma forma de sair daquele poço em que se enfiaram.


Iria velejar, sozinho, para acalmar as ideias. Era o que sempre fazia.


Mas naquele dia seria diferente.


Uma tempestade subitamente apareceu no horizonte, e horas depois Grace recebeu a notícia de que o barco de Lenny fora encontrado sem nenhum sinal de seu adorável marido dentro.


Desde então, peça por peça, pedaço por pedaço, o mundo de Grace Brookstein desaba aos poucos, lentamente, até que o poço de escuridão em que ela se encontra fique tão, mas tão profundo, que ela está entalada até a alma.


Grace vai a julgamento como culpada pelos crimes de Lenny, praticamente como uma cúmplice do marido, algo que ela jura com veemência não ter feito. Todavia, não consegue convencer os juízes e acaba indo parar numa prisão de segurança máxima, repleta de assassinas frias e diversas outras mulheres que ela nunca esperaria ter de dividir o quarto.


No entanto, a experiência de Grace na prisão somente contribuiu para aumentar sua destreza e inteligência, tornando-a muito mais hábil e forte do que era antes, como madame de Nova York.


“Grace tinha mais sorte do que a maioria das presidiárias. Ela tinha algo raro, inestimável, uma coisa que as outras garotas em Bedford Hills dariam um olho para ter: um objetivo. Ali, na cadeia, Grae finalmente tinha algo para fazer, além de comprar roupas de estilistas famosos ou planejar a próxima festa. Ela tinha de descobrir o que realmente acontecera no Quorum. Não dizia respeito à liberdade. E sim à justiça. À verdade.
Se Grace tivesse de escolher uma palavra para descrever como seu primeiro ano na prisão fez com que se sentisse, seria livre. Essa, talvez, fosse a maior ironia de todas.”


“Depois da escuridão” é um livro que faz refletir sobre os limites da ganância e da soberba na sociedade capitalista, e a todo momento nos estapeia e nos traz à realidade de que é exatamente isto que acontece no mercado imobiliário atual: Enquanto as massas e os “pequenos” trabalham arduamente para se sustentar, uma pequena parcela de “peixes grandes” está sugando todo o tesouro deste oceano de “peixinhos” nadando com a corrente.
Sidney Sheldon, em co-autoria com Tilly Bagshawe, nos revela uma terrível farsa em busca do poder, e também uma enorme capacidade de mudança do ser-humano, a força de travestir-se de corpo e alma. Grace Brookstein é guerreira, certamente, e a todo momento faz com que o leitor se sinta impotente sobre o curso que a história acaba tomando.
Há três grandes plot twists na trama. Quando você está convencido de que algo é verídico, e que realmente aconteceu, Sheldon vem e puxa o tapete. Ao final, você vê que está nadando com o cardume de “peixinhos pequenos”, e o grande tubarão que escreveu o livro, direcionou a todos para uma escuridão sem fim. Para somente ao final revelar a luz.
E deixar a nós, os leitores, chocados. Extasiados.


por André Luiz

DADOS DO LIVRO(SKOOB)



Depois da Escuridão

ISBN-13: 9788501090997
ISBN-10: 8501090999
Ano: 2010 / Páginas: 461
Idioma: português
Editora: Record
Autor: Sidney Sheldon(Foto)
Co-Autora: Tilly Bagshawe(Foto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário